Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Gênero: Esporte / Futebol
Produtora: EA Canada
Distribuidora: EA Sports
Lançamento: 09/10/2007
Nota: 6,7



A Rê Viu
Desde quando o console foi lançado que se esperava um game de futebol pra ele.
Mario Strikers Charged apareceu, mas foi tão meia-boca que nem foi considerado para comparação. Aí saiu o FIFA 08, que foi tão nada de mais que demorou mais de um mês pra a Rê ver.


Formigueiro da porra!

Sem querer se empenhar muito em apetrechos gráficos, também porquê, em comparação com 360 e PS3 o Wii não é lá essas coisas nesse aspecto, a EA achou mais cômodo fazer o que está dando certo desde o lançamento do console: investir em mini-games. Só que nem isso eles fizeram direito.


Sacou o movimento?

Adquiriram os direitos de imagem do Ronaldinho Feiúcho e fizeram ele numa versão meio Mii para atuar em três (é, só três) mini-games no modo de jogo chamado Footii Party, todos bem mezza-boca: Table Football, um pebolim (totó, se tu for carioca); Boot It, chutar bolas num gol defendido pelo Feiúcho ( ! ); e, o menos pior, Juggling, de fazer embaixadas. Nenhum deles faz o tal Footii Party valer a pena, e a inclusão disso aí foi a desculpa para retirar o Be a Pro.


O carro-chefe que não chefiou foi nada

Os controles... ah, os controles... onde deveria ser o ponto forte do game acaba sendo o mais fraco. Os comandos são meio estranhos... tudo bem, você comanda o jogador com o analógico do nunchuck, normal, e os movimentos do wiimote são até fáceis de compreender, mas na prática é comum você querer fazer uma coisa e acabar saindo outra.


Graficuzinhos para todos os gostos!

No meio dessa zona toda, o que se salva é o Family Play, para botar até a avó de setenta anos pra jogar, pois o nunchuck não é utilizado e a movimentação dos jogadores é feita pelo computador. Tosco pra quem já está acostumado com videogames, mas muito útil para quem não tem com quem jogar porquê todo mundo da casa acha futebol muito difícil.


Arsenal vs. San Antonio Spurs? Eita!

Outra coisa em que o game peca é no modo on-line, que, apesar de bem organizado, sofre de slowmotions e travadinhas irritantes que deixam qualquer um com vontade de tacar o wiimote pela janela.


E com patrocínio do 4G! Se liga na parte vermelha, embaixo

As licenças dos times é o ponto forte do game. São times a dar com pau, a maioria com os uniformes perfeitamente reproduzidos, com excessão dos goleiros. Boa parte das escalações está atualizadíssima, e as poucas diferenças são fáceis de corrigir no editor.


Já aprendeu? Não tem dessa! Toda vez tu tem que agüentar a explicação!

Os gráficos são um pouco melhores que os do PS2, mas o visual dos jogadores quando aproximados têm uma textura um tanto quanto estranha. E originalmente a visão do jogo é com a câmera correndo o campo na vertical, logo, temos que mudá-la para deixar o jogo uma coisa mais normal... não me pergunte porquê.


Quero é ver acertar a trave três vezes seguidas!

O som é o de sempre, nada de pans. Narração normal, comentários e tals, com um destaque à trilha sonora, recheada de sons brasileiros (não que isso seja um ponto positivo), cheio de funkies cariocas modelo exportação (tipo a do trailer ali de baixo).


Não, não existem fadas-madrinhas pra ajudar o goleiro!

Bão, dá pra matar a bicha até chegar o PES2008? Até dá, mas não dá pra empolgar nem um pouco, a não ser que você já seja fã da série e esteja acostumado com o ritmo de jogo que um FIFA lhe proporciona.

Prós e Contras
- Foi uma tentativa e isso é positivo
- O controle para iniciantes é uma boa
- É time licenciado bagarai

- Os mini-games são só pra encher lingüiça
- O controle ainda não é o ideal para um game de futebol
- Menos modos de jogo


Vídeo