Gênero: Aventura
Produtora: Sonic Team
Distribuidora: Sega
Lançamento: 20/02/2007
Nota: 7,3
A Rê Viu
Desde a sua criação lá na era dos 8 bits que Sonic é sinônimo de velocidade, e na sua estréia no Wii não é diferente, mesmo demorando um pouquinho para embalar.
Huummmm, fivelinha dourada no sapato, mona???
O game conta com uma história contada por desenhos parados, com quadros surgindo de acordo com os diálogos, mas isso é mero coadjuvante no jogo, servindo apenas para gerar algumas piadinhas bobas.
É assim que faz, mano!
O inimigo da vez é Erazor Djinn, que está acabando com azarábia maldita ou, para ser mais exato, com o mundo das Mil e Uma Noites, aí, uma minazinha encontra Sonic, lhe pede ajuda e, só pra variar, ele aceita e mergulha, literalmente, no livro.
A parte de tutoriais tem justamente visual de livro. Sonic corre por páginas para aprender os movimentos, poderes e tals.
É, essa foto tá estranha
De acordo com o avanço no game, a história vai sendo contada, mesmo não influenciando em nada. Antigos personagens vão aparecendo, porém nenhum deles "interpreta" eles mesmos, e sim personagens das histórias árabes. No começo dá até pra achar engraçado, depois, quando outros vão aparecendo, dá pra fazer a piada antes da história contar.
Dinossauro gay ou parente da Fran?
Falando da parte jogável, em Sonic and the Secret Rings você não aponta o wiimote para a tela nenhuma vez sequer (salvo uma parada que eu vou falar lá em baixo), sendo utilizado na posição horizontal, inclinando-o para os lados para fazer as curvas e, por incrível que pareça, a jogabilidade é boa, com respostas bem precisas às inclinações do controle, exigindo muita habilidade e instinto do jogador, pois às vezes não adianta reflexo, pois Sonic leva um certo tempo para fazer as curvas, não que a resposta seja demorada, é simplesmente o tempo dele virar mesmo.
Não, ele não tá correndo num pinto enorme com espinhos
A maneira de atacar é um pouco estranha e até confusa às vezes, pois ao ver um inimigo, se deve saltar, esperar a mira ficar vermelha, e movimentar o wiimote para frente. O problema não está no controle, e sim no pular antes e no ataque em si, que tira a velocidade já acumulada. Sem contar que, dependendo do que se quer fazer, às vezes a captação de movimento não é bem compreendida.
Versões light do Predador?
Há um esquema de habilidades, selecioadas através de pontos conquistados, podendo-se utilizar de quatro configurações, classificadas por anéis que Sonic pode escolher antes de cada fase.
Os gráficos são bons e condizem com o que o game pede, trazendo cenários bem coloridos e uma boa sensação de velocidade, sem nenhum slowdown. O som tem um destaque bom, com efeitos muito porretas, principalmente os de fogo, e com músicas frenéticas.
Indo tomar um banhozinho de cachoeira
Fora o modo aventura, há o modo specials e um multiplayer bem legal, que também dá pra jogar sozinho contra a máquina, com mini-games (já deu pra notar que isso vai ser carne de vaca no Wii), que servem pra distrair a turma por um bom tempo. A maioria é básica, mas há alguns muito bem sacados e criativos, utilizando muito bem os funções do controle (aí sim às vezes você tem que apontar ele pra tela).
Aonde é que tá o cidadão da direita inferior?
Sonic and the Secret Rings é meio que uma tentativa da Sega de voltar às origens da série, sem as frescuras dos títulos anteriores e com ação direta e simples. Se você gostava dos primeiros jogos do rato, ergh, ouriço azul, pode comprar sem medo que tu vai se divertir pra cacete!
Prós e Contras
- Sem frescuras, é como nos 8 e 16 bits
- Nenum slowdown, raridade na fase 3D da série
- Gráficos
- Sistema de ataque
Vídeo