Gênero: Esporte
Produtora: Nintendo
Distribuidora: Nintendo
Lançamento: 19/11/2006
Nota: 7,9
A Rê Viu
Lembra de quando vendia lá os Master Systems da vida, com Alex Kid na memória? Pois é, faz tempo que videogames não vêm com jogos originais nas suas caixas, né? É, faz, mas a Nintendo, até fazendo algo que não se via há mais de uma década, consegue ser revolucionária.
Pessoas limpas e felizes jogando Wii Sports
Enviado junto ao console, Wii Sports é um brinde e tanto para os felizardos que adquirem um Nintendo Wii verem um pouquinho da interação que o Wiimote oferece.
O game traz cinco modalidades de esportes: tênis, beisebol, golf, boliche e boxe, cada um com o seu lado bom e o ruim, porém todos (ou quase) com ótimos controles, e, como diria Jack, vamos por partes:
Se pino tivesse queixo essa teria acertado!
Os cenários são simples, porém com alguns efeitos bonitinhos, principalmente no golfe. Nas partidas, o game utiliza os Miis armazenados na memória do console como personagens, ou seja, no geral, Wii Sports tem um visual bem básico, e com o áudio é a mesma coisa, mas tudo está dentro do contexto.
O nível de dificuldade vai avançando conforme o seu desenvolvimento em cada categoria, com valores que vai de zero a dois mil, sendo que, passando de mil, tu já é considerado profissional.
Aaatchuulll
No tênis (sempre jogos de duplas) você escolhe disputa de um, dois ou três games e se quer controlar um, dois ou até os quatro jogadores da quadra. O personagem se movimenta sozinho, portando você só precisa dar as raquetadas. O que define o ângulo da rebatida é o momento em que você solta o braço, por exemplo: se você está no meio da quadra e a bola vem na sua direita, se a rebatida tocar na bola cedo, ela irá para a esquerda, se tocar na bola num meio-termo, ela vai reta e, se tocar nela um pouco atrasado, ela vai para a direita.
Ugh!
No começo todo mundo apanha um pouco. Tenistas de verdade terão mais facilidade, pois a maneira com que se bate na bola é refletida em seu movimento, porém sem a existência de slice (efeito em que a bola gira ao contrário). A única merda é que um joguinho de simples faz falta.
O beisebol, no começo, é o que todo mundo acha chato, mas depois perde várias horas jogando.
Pomba safada!
É o mais básico, pois você só precisa rebater ou lançar a bola, o resto (correr e pegar as bolas rebatidas) é feito automaticamente, mas depois que se pega as manhas, só o fato de rebater e arremessar se torna interessante, ficando como ponto negativo o fato de ser muito básico.
No golfe é onde se encontra os gráficos mais bonitos... se não olharmos para o Mii, nem parece que estamos jogando Wii Sports.
A bolinha estava suja mesmo...
Neste, para fazer as tacadas é preciso considerar, além da força, o vento, mostrado num graficuzinho no canto superior esquerdo da tela para definir o ângulo ideial e, de acordo com o seu movimento de tacada, a bola vai mais alta, mais baixa, mais pra direita, mais pra esquerda e tals, sendo um problema quando é necessario encaçapar bolas próximas do buraco... com um tempo dá pra pegar as manhas, mas a precisão é um pouco tosca nesses momentos, sem contar que se o cidadão fizer um movimento muito amplo para trás precedendo a tacada, é entendico como a tal e tu se fode de verde e amarelo, então tem que tomar alguns cuidados nessa modalidade.
Tem um aipo aí?
O boliche é o mais sossegado. Colocando para os lados no direcional, você regula o posicionamento do jogador e, apertando A, o ângulo (totalmente desnecessário, a não ser que você queira fazer graça). Para lançar a bola basta apertar B que o Mii começará a correr, aí é só ter uma sincronia que qualquer avó consegue para soltar o B e lançar a bola, lembrando que a finalização do movimento dá efeito na dita-cuja.
Duvido alguém dar uma rasteira nessas duas de amarelo
Este, apesar de ser o mais sossegado pra se jogar, é o mais dinâmico e interessante para partidas multiplayer, que permitem a participação de até quatro jogadores com um só Wiimote, porém é o mais chato de se jogar sozinho.
O Boxe é o único que utiliza o Nunchuck (que também tem seus movimentos reconhecidos) e o mais impreciso nos controles. É o que mais cansa e tirar suor (o que o leva a ser odiado pelos mais nerds) e o que acaba sendo menos jogado.
Tá deixando o cavanhaque? Deixa eu também!
Fora os esportes em si, há três treinos para cada um, que bota sua pontuação num ranking, e o Wii Fitness, que pega três treinos aleatórios, considera a pontuação e te dá uma idade virtual (quanto mais novo, melhor) que fica armazenada na memória do Wii. Detalhe: o Wii Fitness só pode ser feito uma vez por dia.
Joga logo essa maçã!
Resumindo, Wii Sports é um puta brinde que gera muita diversão mesmo com um só controle. Não é nada pra se aprofundar, mas serve pra dar asas à imaginação, pois com ele dá pra se pensar em como será um possível Virtua Tennis ou Fight Night.
Prós e contras
- Divertido pra caralho
- Ótimo para multiplayers
- Até a avó pode jogar (e ganhar)
- Poderia ter melhores gráficos
- Muito superficial, enjoa logo pra jogar sozinho
Vídeo